
Jornal colaborativo, não-oficial e democrático da República Independente de Laranjeiras
Edição # 13
Em busca do equilíbrio
A pergunta nos persegue nesse dia-a-dia frenético: como estar bem e encontrar equilíbrio? Um aliado importante está logo ali, no final da General Glicério. Quem pratica pilates já entendeu a diferença que ela pode fazer para o corpo e para a mente. E não é qualquer pilates, amiga. “Estamos aqui desde 2001, é o quarto estúdio do Rio de Janeiro”, diz Valéria Mauriz, fisioterapeuta e professora de pilates, com especialização em gestantes. Ela e Cláudio Fernandez formaram um prestigiado centro de formação de instrutores em 2004. E agora o estúdio assume a vanguarda de novo. É o único com todos os
equipamentos Gyrotonic no Rio.
Criado pelo húngaro Juliu Horvath, este método utiliza movimentos circulares e espirais para promover a mobilidade articular e a força, com ênfase na coluna vertebral. “De certa forma, é como o giro do Dervixe”, revela Valéria. Esta é uma referência a uma uma prática mística do Sufismo, no Islã. Os dervixes passam horas rodopiando numa jornada espiritual do homem em busca pela unidade com um plano sagrado.
No Estúdio Pilates e GYROTONIC MAR a busca é física e mental. E com a responsabilidade de quem estuda, pratica e ensina as técnicas desde 2004. “Tem que tomar cuidado. Hoje tem gente aprendendo pilates pelo celular, em aula pelo zoom, sem nem mesmo conhecer os equipamentos ao vivo”, alerta Valéria.
Pilates e Gyrotonic podem ser consideradas técnicas complementares. Ambos focam no movimento integrado do corpo e na melhora da força, flexibilidade e consciência corporal. Podem ser praticadas por todas as pessoas. Gestantes, adultos em geral, idosos e crianças também.
Gyrotonic foi inspirado nas experiências energéticas do criador, Juliu Horvath, e em movimentos de dança e natação, bem como yoga e tai chi. Utiliza movimentos circulares e espirais para promover a mobilidade articular e a força, com ênfase na coluna vertebral e movimentos tridimensionais. Utiliza equipamentos como a Torre de Polia, para facilitar e desafiar os movimentos.
Já o Pilates, desenvolvido por Joseph Pilates, surgiu a partir da experiência do seu criador com o movimento e a reabilitação. Enfatiza o controle corporal, a estabilização do centro de força e a precisão dos movimentos, utilizando equipamentos específicos e exercícios no solo, com movimentos mais controlados e precisos. Ambos promovem o aumento da força e da flexibilidade e são
utilizados para melhorar o desempenho físico e prevenir lesões.
.jpg)