top of page

Hasteando a bandeira

     A República Independente de Lranjeiras ganhou sua bandeira. Presente da Adriana Peliano, artista visual com mestrado em Estética e História da Arte na USP/SP, presidente da Sociedade Lewis Carrol no Brasil e especialista no livro Alice no País das Maravilhas. Adriana recebeu o prêmio Jabuti pelo projeto gráfico do livro Aventuras de Alice no Subterrâneo (Scipione, 2011). E, em 2024, dois prêmios internacionais por trabalhos de editoração usando IA. Ela explica a bandeira:

     A proposta de ilustração para Laranjeiras celebra a identidade do bairro com duas árvores centrais, símbolos de vida, nutrição e memória, cujas cores formam três faixas: o verde das folhas, o laranja dos frutos e o branco das flores. A faixa do meio ondula em homenagem às curvas e ladeiras do bairro, evocando uma bandeira em movimento e afirmando um pertencimento vivo e em constante transformação, proposta que projeta Laranjeiras como um território que se reinventa sem perder suas raízes.”

     De acordo com a vexilologia, ou design de bandeiras, um bom desenho é simples e fácil de recriar pela memória. O que acha? Para a gente, já está hasteada.

band 3.jpeg
bottom of page