
Jornal colaborativo, não-oficial e democrático da República Independente de Laranjeiras
Edição # 13
Vai virar condomínio?
O Palacete Modesto Leal pode virar um projeto residencial da SIG Engenharia. Comenta-se que já existe uma opção de compra assinada. A ideia seria manter a casa principal e erguer edifícios no entorno, que tem 50 mil metros quadrados. O palacete foi construído entre 1900 e 1905 pelos irmãos Januzzi, sobre fundações de 1882.
Em estilo eclético, possui 18 cômodos, vitrais, boiseries, piso de parquet, capela e uma escultura barroca da Pietá com mais de 300 anos. A casa é tombada pelo município do Rio (o que afasta o risco de demolição), mas o terreno ao redor não está integralmente protegido. O valor de venda gira em torno de R$ 60 milhões.
Muita gente é contra. A comunidade se preocupa com o impacto de um grande número de novos moradores no trânsito do bairro. Além do desmatamento da encosta que faz divisa
com Santa Teresa. “É a sexta incorporadora interessada no projeto. Acho difícil, pois a legislação é bastante restritiva, a não ser que ocorra alguma flexibilização. Se acontecer, tomara que restaurem o belo jardim romântico”, afirma o paisagista Eduardo Barra.
.jpg)